terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ASSALTOS A CONDOMÍNIOS AUMENTAM - PROCURA POR SEGURANÇA ELETRÔNICA TAMBÉM CRESCE


NÃO SE ILUDA: SISTEMAS DE SEGURANÇA EFICIENTES NÃO SÃO BARATOS E REQUEREM TREINAMENTO DOS USUÁRIOS

A segurança eletrônica tem sido uma ferramenta muito procurada por condomínios e empresas que buscam proteção efetiva contra furtos e assaltos. Atualmente, a decisão de comprar um imóvel, leva em consideração primeiramente a segurança que o imóvel oferece. Itens como tamanho, localização e custo já não são tão determinantes para a decisão do comprador.

Com o aumento do número de assaltos a prédios, é fundamental que haja uma preocupação maior com a presença de bons profissionais para manter o local seguro. Os sistemas de segurança estão cada vez mais complexos e usando tecnologias cada vez mais sofisticadas. O homem e a tecnologia devem caminhar juntos.

Equipamentos convencionais, em que o corte dos cabos servia para burlar o sistema de alarme não têm mais vez. Essas práticas estão sendo evitadas com os equipamentos de segurança que possuem dupla via de comunicação - duas opções de comunicação.

Ao mesmo tempo, aquele porteiro sem treinamento não tem mais vez. Os funcionários devem ser treinados e atualizados, assim como os moradores. Não se esqueça: Informação é Proteção.

Não Acredite Em Milagres

Ao analisar as soluções de segurança disponíveis consulte uma firma especializada. Compare os preços, procure se informar sobre a qualidade dos equipamentos ofertados, visite outros condomínios onde a firma já tenha implantado sistemas similares. Não se esqueça, as opções são muitas e sempre há maus profissionais oferecendo soluções mirabolantes e baratas. Desconfie!

Projeto de Construção Deve Incluir Sistema de Segurança

É aconselhável que a instalação do sistema de monitoramento seja feita junto com o projeto de construção do condomínio. Assim, é possível construir um imóvel com altos padrões de segurança sem alterar a aparência do local, além de ser mais econômico.

O projeto de instalação dos sistemas eletrônicos antes da construção do imóvel pode gerar uma economia de 3% a 5%. Quando isso é feito com o imóvel pronto, o custo pode ser maior e corre-se o risco de inviabilizar tecnicamente a implantação de alguns equipamentos.

O Mercado de Segurança

No Brasil existem, aproximadamente, 10 mil empresas atuantes no segmento de sistemas eletrônicos de segurança, gerando cerca de 113 mil empregos diretos e mais de 1,3 milhão indiretos. Atualmente, existe cerca de 500 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes no País e nos últimos nove anos, esse mercado vem crescendo com taxas médias de 13% anualmente. Em 2008, o setor movimentou a ordem de US$1,4 bilhão, com um crescimento de 13% em comparação ao ano anterior.

Principais Tecnologias Aplicadas em Segurança Eletrônica

* Sistemas de alarmes
* Sistemas de circuitos fechados de TV
* Sistemas de controle de acesso
* Portas e portões automáticos
* Proteção perimetral
* Equipamentos de combate a incêndio
* Detecção de metais e explosivos
* Portas giratórias e eclusas
* Dispositivos de identificação por biometria
* Rastreamento de veículos e pessoas

Segundo dados da ABESE - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, entre o primeiro trimestre de 2006 e o mesmo período de 2007, a cidade de São Paulo apresentou um aumento de 200% nos arrastões a condomínios, tipo de crime que está em constante crescimento. No Rio de Janeiro, estima-se que estes números sejam semelhantes.

SISTEMAS DE SEGURANÇA SO SÃO EFICAZES QUANDO O USUÁRIO SE PROPÕE A UTILIZÁ-LO

Nenhum comentário: